David B. Steinman, destacado engenheiro de pontes de nossos dias, poderia ser considerado a pessoa mais indicada para escrever a biografia dos Roeblings. Ele nasceu perto da Brooklyn — Bridge, quase no mesmo dia em que Johann August Roebling completava 80 anos de idade. Steínman dedicou sua vida ao estudo e planejamento de pontes; foi projetista ou consultor técnico de mais de 370 obras inclusive da ponte pensil de Florianópolis. Este livro versa principalmente sobre a Brooklyn-Bridge, considerada uma obra singular de engenharia, e de seus criadores, Johann Roebling e seu filho Washington. Johann Roebling chegou ainda jovem aos Estados Unidos em 1831, época em que havia um surto nas construções de canais, pontes e estradas de ferro. Após a invenção do cabo de aço, Roebling lutou muitos anos para poder por em prova a sua idéia — a ponte suspensa. Sua primeira experiência foi a ponte sobre as cataratas do Nia-gara. Seguiram-se muitas obras sendo que a sua maior realização foi a Brooklyn-Bridge. Durante o correr desta obra, um acidente lhe tirou a vida e Washington assumiu a tarefa do pai. Este, por sua vez, também sofreu um acidente passando a dirigir os trabalhos de uma janela nas proximidades da obra até que em 1883 viu concluído os seus esforços. Este livro poderá agradar a todos pois narra as aventuras e as lutas de pai e filho para introduzir as suas idéias na história do desenvolvimento da técnica construtiva de pontes. Gregorio Zolko, 88 Eng. J. DONAT FLUGLÃRM (O ruído na aviação) Gildeverlag Hans Gerhard Dobler — Alfeld/Leine, Alemanha 1957 244 págs. ilus., 21 x 15 cms. Esta publicação do Círculo Operário Alemão pró combate ao Ruído, de Dusseldorf, n.° 5 da respectiva série, abrange quinze trabalhos, afora as palavras introdutórias e finais. São teses lidas e debatidas quando da realização, em 1956, pelo referido Círculo, do Congresso para Combate ao Ruído na Aviação, que teve por sede a cidade de Munich e de que participaram autoridades públicas, professores de engenharia, médicos, juristas, etc, principalmente técnicos em assuntos aviatórios. A importância do referido Congresso ressalta do fato de haverem comparecido ao mesmo representantes da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Noruega, Suécia, Suíça e dos Estados Unidos da América do Norte. De um dos discursos de abertura do Congresso constou, entre outras, ser o objetivo deste encontrar uma solução para o problema do ruído na aviação, continuamente crescente, o qual molesta tanta gente nos dias que correm, prejudicando-Ihe o bem-estar. Em sua oração inaugural o Ministro dos Negócios Internos da Ba viera salientou, que a saúde do povo e sua capacidade produtiva são seriamente afetadas pelo ruído quase que ininterrupto e muitas vezes- insuportável nos grandes centros, daí a urgência com que o grave problema deveria ser enfrentado, a começar pelo silenciamento das máquinas. O valor deste livro infere-se dos títulos sugestivos das teses. Citemos alguns : "O ruído de avião equipado com motor de embolo"; "Intensidade do som em aviões a turbo-jacto"; "Irradiação do ruído de helicópteros"; "O ruído de avião a jacto e sua eliminação"; "Ruídos de avião e saúde"; "O ruído de aviões do ponto de vista jurídico"; etc Este livro será lido com grande interesse não apenas pelos técnicos em assuntos aviatórios, mas também por higienistas, etc. E. B,